quinta-feira, 26 de maio de 2016

ESTÁGIO LÍNGUA INGLESA II 2016.1

Esse segundo estágio é um pouco diferente do primeiro. Esse é em dupla, juntamente com meu colega Jerônimo Costa elaboramos um Projeto/Oficina para ser aplicado no Colégio Estadual Celina Pinho Classe VIII no turno vespertino nos dois primeiros horários.

Nosso Projeto/Oficina  denominamos de World's Vocabulary onde ensinaremos os principais vocabulários usado no cotidiano. O Projeto World's Vocabulary nasceu do desejo de ajudar e ver os alunos interessados , conhecendo e pronunciando as palavras corretamente em inglês através de jogos e atividades, e ao chegar no Ensino Médio, possam continuar com o processo de aprendizagem de forma lúdica com os recursos pedagógicos oferecidos pelos jogos interativos através da lingua estrangeira.









23-02-2016
Primeira aula

Iniciamos a aula com a professora Gina nos apresentando o cronograma da disciplina.Nesse momento nos explicou que o estágio seria em dupla, que teríamos que elaborar um projeto, que seriam 22 aulas sendo 11  geminadas.Continuou a aula nos mostrando as Estrategias de aprendizado baseando em Visual. Auditory e Kinesthetic learners, em seguida aplicou um teste baseado nessas estratégias para sabermos qual seria nosso tipo de aprendizado.
Após esse teste avaliativo , a professora nos mostrou um vídeo sobre diferentes Types  Learning  onde mostrava diferentes tipos de aprender inglês.A professora salientou também que seria necessário que lêssemos o ECA Estatuto da Criança e do Adolescente para nos atentarmos sobre os seu direitos e deveres.
Terminado o vídeo, a professora solicitou que as duplas se reunissem para definir o tema do projeto e prosseguiu sanando dúvidas. Então o tema que a minha dupla definiu foi Vocabulário o World'Vocabulary.

01-03-2016
Segunda aula

Nessa segunda aula, a professora iniciou com a leitura do cronograma, relembrando de como fazer um bom plano de aula. Em seguida passou um vídeo falando sobre os pilares da educação: Aprender a conhecer; Aprender a fazer;Apender a fazer com os outros e Aprender a ser.

Logo após nos explicou sobre Habilidades e Competências. Habilidades é o saber fazer e Competências é um conjunto de conhecimentos, segundo Perrenoud (1999).

Nessa mesma aula escolhemos o livro para termos como base no estágio:
 Jogos e atividades para o ensino de inglês
The book of activities and games
Elisabeth Prescher
Disal Editora

15-03-2016
Terceira aula

Nessa aula nos reunimos para elaborar o nosso projeto, cada um com sua dupla aos ensinamentos da professora Gina. Passeou pela sala sanando dúvidas para que nosso projeto fique espetacular. Em seguida fizemos uma surpresa para ela, pois há alguns dias foi seu aniversário. Trouxemos um lindo bolo, tiramos fotos... No final fomos liberados e ficou acordado de levarmos o projeto pronto na próxima aula.

23-03-2106
Quarta aula

Eu e o colega Jerônimo Costa fomos os primeiros a entregar o Projeto digitado e havia alguns erros, os quais, a professora nos mostrou pedindo que corrigíssemos e entregássemos na próxima aula sem falta. Ela ainda mostrou aos demais colegas como deveria ser o Projeto, digitado, encadernado ou em pastas, tudo bem organizado, sendo duas vias: uma para a escola que iremos aplicá-lo e outra para ela. Fomos liberados para assim adiantarmos a correção dos erros para ser entregue na próxima aula.

29-03-2016
Quinta aula

Como combinado, levamos o Projeto corrigido, os planos de aula e as atividades. Fomos liberdados para iniciarmos o estágio prático.

05-04-2016  (ALPHABET)
Primeiro dia de aula na escola

No dia 05-04 no turno vespertino iniciamos o estágio no Colégio Estadual Celina Pinho Classe VIII no 6º ano.

Chegamos e fomos averiguar se estava tudo correto com o data-show porque tínhamos um vídeo muito interessante para mostrá-lo, mas, infelizmente depois de alguns minutos na tentativa de ligar o aparelhos tivemos a informação que havia um cabo danificado e que não poderíamos usá-lo. Então tivemos que entrar com o plano B.

A sirene tocou e ficamos ansiosos para a chegada dos alunos, recebemos com entusiasmo, afinal era nossa primeira aula com eles. Nos apresentamos, explicamos o nosso objetivo naquela turma durante dois meses e fomos respondidos com sorrisos e palavras de carinho.

Começamos a aula com o tema Alphabet, explanamos na lousa , pois como mencionado anteriormente o data-show quebrou. Então explanamos na lousa em português para eles observarem a escrita e pronunciar corretamente. Perguntamos eles ja conheciam o alfabet em inglês e dois ou três disseram que sabiam algumas letras, a sala com 15 alunos no máximo, somente três conheciam algumas pronúncias do alfabet. Em seguida focamos na pronúncia, sem muitas dificuldades apesar da maioria não conhecer.

Terminada a primeira aula, entregamos as atividades, lemos as questões para facilitar o entendimento das questões  e sanamos algumas dúvidas, passamos uma lista de presença elaborada por nós por que a escola não nos disponibilizou nada, nem caderneta , nem piloto, nem apagador. A sirene bateu, então, recolhemos as atividades e nos despedimos.

12-04-2016 ( FAMILY)
Segundo dia

No dia 12-04 . nossa segunda semana de aula, estávamos na cantina aguardando o horário das aulas quando uma professora nos alertou sobre o comportamento daquela turma, dizendo que eles são bagunceiros, desrespeitadores, desinteressados, atrapalhavam demais as aulas, respondemos que na nossa primeira aula eles nao se comportaram daquela maneira, pelo contrário, foram super atenciosos, comportados , aparetavam estar gostando da aula, que esperaríamos que eles continuassem com aquele comportamento. A professora ficou surpresa com a nossa devolutiva porque todos os professores falam mal desses alunos.

Mas enfim, começou a aula, a maioria estavam presentes, apresentamos o tema da aula que seria Family, alguns sabiam a base da família (pai,mãe e filho) os outros membros para eles eram desconhecidos. Escrevemos na lousa em inglês e logo em seguida pedimos para eles que repetissem para assim avaliarmos a pronúncia e constatar se realmente estavam aprendendo.Em seguida mostramos os flashcards para eles pronunciarem o nome a qual se referia a imagem mostrada.

Na segunda aula, entregamos  um pequeno texto ao qual falava sobre a família, lemos em inglês e tentamos traduzir pelo menos as palavras que eles conheciam, o que observei foi que eles conhecem muito pouco a língua inglesa o que dificultou um pouco o entendimento do texto mesmo sendo bem pequeno. Então fomos traduzindo lentamente para conhecermos palavras novas. Logo após a leitura do texto entregamos as atividades e sanamos as dúvidas, eles responderam com alguma dificuldades mas estávamos sempre por perto pra poder esclarecê-las. Passamos lista de presença e assim bateu o sinal e eles foram liberados para outra sala.

19-04-16 (ANIMALS)
Terceiro dia de aula

Iniciamos o terceiro dia de aula com o tema Animals, Foi uma aula bem legal por que eles sabiam a maioria dos animais. Explanamos na lousa os nomes em inglês e pedimos para eles repetir e corrigirmos as pronúncias. Em seguida mostramos os flashcard e pedíamos que ele falassem em inglês os animais da figura.

É gratificante ver que eles estão interessados na aula, porquê eles prestam atenção, tiram dúvidas , se comportam, olhares atento para nós no momento da explicação. Creio que a aula do Professor Regente Bruno não seja tão dinâmica e expositiva assim, resultado então do mau comportamento deles, a falta de interesse.

Em seguida distribuímos as atividades onde pediam que eles completassem o nome de cada animal que estava ilustrado e a outra atividade pedia que eles escrevessem o nome do animal correspondente. Uma atividade fácil de acordo ao nível da turma.

Passamos a lista de presença e enquanto eles assinavam a diretora pediu para que nós fizéssemos uma votação para o líder e o vice-líder da turma, a maioria não quiseram participar, tivemos que convencê-los a se candidatarem mostrando-lhes os benefícios do cargo, e focamos mais na responsabilidade de assumir um cargo. Sendo assim apenas dois se candidataram Átila ficou como líder e William como vice-líder.Entregamos o contrato do cargo , pedindo para que lessem os direitos e deveres do líder e após a aula entreguei o papel com os nomes dos líderes para a diretora.

26-04-16 (NUMBERS)
Quarto dia de aula

Iniciamos a aula explanando na lousa os numerais de 0 ate 20 e explicamos como prosseguir nas dezenas de 30,40 e 50. Quando iniciamos a explicação de 0 até 20 observei que eles só sabia ate 5 (cinco-five) a partir daí eles não conheciam. Confundiam muito "ten" (dez) com "teen" (adolescente) na escrita e na pronúncia. Explicamos a diferença de ambos e prosseguimos a aula. Solicitamos que eles repetissem os números em inglês para assim observamos a pronúncia e o aprendizado.

Na segunda aula, entregamos as atividades que pediam que eles escrevessem em inglês de 0 a 12, a segunda questão pediam que escrevessem em inglês o resultado das adições e a terceira questão era uma cruzadinha. Eles adoraram as cruzadinhas, pois era uma atividade diferente das que eles estavam acostumados a fazer na escola. Percebi que a cada semana chegava um aluno diferente, a cada semana que passava a sala estavam com um ou dois a mais que não estavam nas aulas anteriores e explicávamos que eles teriam que pegar os assuntos anteriores com os colegas porque teriam avaliação no final da oficina.Passamos a lista de presença e eles foram liberados.


03-05-16 (COLORS)
Quinto dia de aula

Iniciamos a aula explicando o tema e perguntando quais eram as cores que eles sabiam me ingles. A resposta foi a esperada, porque é um vocabulário fácil, presente no cotidiano de todos. Eles sabiam quase todas exceto cinza, roxo e marrom. Mostramos flashcards com as cores ilustradas e pedimos para que eles falassem as cores correspondentes. Tiraram de letra...

Em seguida entregamos as atividades onde uma questão pedia que eles escrevessem os nomes das respectivas cores em inglês e a tão querida cruzadinha. Passamos a lista e encerramos a aula.

10-05-16 (FRUIT)
Sexto dia de aula

Nesse dia não houve aula devido a paralisação dos funcionários terceirizados pela falta de salários.Não sabíamos da suspensão da aula, quando chegamos na escola que fomos informados.

17-05-16 ( FRUIT e MOTHS OF THE YEAR)
Sétimo dia de aula

Como não houve aula na semana passada , ficamos então sem passar o conteúdo sobre Fruit, decidimos dar os dois conteúdos: Fruit e Months of the year, Iniciamos a aula então explicando essa decisão aos alunos e explanamos o tema , escrevendo na lousa os nomes das frutas em inglês e perguntamos quais ele conheciam, a maioria falaram que conheciam "banana" lemon" outros não conheciam nenhuma!! Praticamos bastante a pronúncia da fruta "maçã" apple por que eles confundiam muito com a pronúncia da marca de celular famosa "eipoul"e a pronúncia correta da maçã em inglês é "apoul". Frisamos muito essa pronúncia. Explicamos também a formação da fruta melancia "watermelon" que é junção de "water" água e "melon" melão, pra eles nao esqueceram o que facilitou o aprendizado.

Em seguida iniciamos o conteúdo da aula propsota que era Months of the Year, escrevemos na lousa e percebi que a diciculdade deles em relação a esse tema era a pronúncia,porque a escrita é muito parecida com a da Língua Portuguesa. Frisamos bastante a pronúncia, fizemos pergunta referente á datas comemorativas referentes aos meses e pedimos que eles respondessem os meses em inglês. Perguntamos também o mês de aniversario de cada um e a resposta era em inglês. E assim prosseguimos os dois conteúdos.

Na segunda aula entregamos as duas atividades, dêmos alguns minutos para responderem.Como estava chegando o final da aula e ainda não tinham terminado, solicitamos que fizessem em casa e trouxessem na próxima aula. Alguns deram tempo de terminar, mas, a maioria levaram para casa.

24-05-16 (BODY)
Oitavo dia de aula

No dia 24 -05 iniciamos a aula apresentando o tema do dia que seria "Body" corpo, partes do corpo. De ínicio  gostaram do tema mas quando a aula foi seguindo eles acharam dificil tanto a pronúncia quanto a escrita. Tivemos que explanar bastante, mostramos os flashcards com um boneco e fomos apontando as partes do corpo e pedindo para que eles sem olhar para a lousa e/ou caderno ariscassem responder pra poder aprender, e eles arriscaram, com alguns erros e acertos, pois o que vale é tentar.

Nesse dia a sala só tinha 5 cinco alunos devido a violência no bairro , alguns não quiseram sair de casa.
 Na segunda aula entregamos as atividades onde tinha imagem das partes do corpo e pediam que eles denominassem em inglês cada parte. Passamos a lista e encerramos a aula.




31-05-16( Food)
Nono dia de aula


No dia trinta e um de maio iniciamos a nona aula com o tema Food, os alunos foram chegando aos poucos, é sempre assim, vão chegando ao longo das aulas, não tem comprometimento com o horário de chegada, uma boa parte é pontual, outra chegam no decorrer da aula, sentam no fundo, conversam bastante, mas fazem a atividade.
  Iniciamos a aula dispondo do vocabulário na lousa em inglês fazendo inferência no cotidiano, como por exemplo ao escrevermos rice (arroz) dissemos que essa comida é servida geralmente com feijão, assim facilitaria a descoberta daquela palavra, por que até então era desconhecida pra ele. E assim demos continuidade a aula sobre comida.
   Algumas palavras eles tinham conhecimento como cheese (queijo), ice cream (sorvete), as demais
eram desconhecidas para eles.
    Na segunda aula entregamos a atividade, nela continham questões de assinalar e um crossword, apagamos a lousa para que eles pudessem pensar, relembrar o vocabulário aprendido para assim fixar o conteúdo. Sempre relembrando a eles que na semana seguinte terá uma avaliação com todos os assuntos dado na oficina.
    Sanamos algumas dúvidas, recolhemos as atividades, passamos a lista de presença e eles foram liberados após o sinal tocar.

07-06-16 ( Profession/ Clothing/Avaliação)

Décimo dia de aula

    No dia sete de junho iniciamos o décimo dia de aula com o tema Profession, como já falei anteriormente, nós nao tivemos acesso ao data-show pois estava danificado, então tivemos que usar o plano B que seria a explanação do assunto na lousa. Então colocamos os vocabulários em inglês na lousa fazendo a inferência com o cotidiano. Eles de cara acertaram logo o significado da palavra police(policial) também porque é uma palavra cognata. Assim continuamos a aula, colocando as palavras em inglês e eles iam adivinhando qual era o significado, com a nossa ajuda eles conseguiram aprender as profissões.
   Continuamos com a oralidade, pedimos que repetissem a pronúncia correta das palavras, percebi que eles têm facilidade de aprendizagem, falta somente estímulos e estratégias para assim prender sua atenção, saí um pouco da monotonia.
    Dado o conteúdo sobre Profession, continuamos a aula com outro conteúdo oClothing  (vestuário) dispomos do vocabulário no quadro primeiramente em inglês e fomos fazendo perguntas referente aquela peça de roupa, assim eles conseguiam identificar qual era aquela palavra em português, em seguida mostramos os flash cards para comprovarmos se realmente aprendeu o assunto. Logo em seguida pedimos para que eles repetissem as palavras corretamente afim de aprender a pronúncia correta das palavras.
    Na segunda aula entregamos as avaliações, lemos para a turma toda a prova para não haver dúvidas sobre ela. Nela havia 1(uma) questão de cada assunto dado na oficina. Eles responderam tranquilamente, entregaram e nos despedimos, agradecemos a atenção, assiduidades às aulas, comportamento e o respeito para com nossas aulas, e eles ficamos esperando começar uma outra avaliação a chamada Olimpíadas de Matemática.
   Fomos na diretoria falar com a vice-diretora que na próxima semana levaríamos as avaliações corrigidas para ela entregar ao professor-regente para ele colocar na caderneta, já que não tivemos acesso a ela. Como ele nao fez prova, essa nota da avaliação será substituída pela nota da avaliação da unidade elaborada pelo professor-regente Bruno Soares.

14-06-16 Entrevistas e Análise de Documentos

No dia quatorze de junho fomos à instituição de ensino para analisar os documentos na coordenação e entrevista com alunado, professor e coordenação pedagógica.

Chegamos e fomos para a cantina esperar os alunos chegarem e convidar um deles para nossa entrevista. Sendo assim o aluno William chegou, como de costume chega  cedo, convidamos para nos acompanhar até a cantina para começar a entrevista. Perguntei logo de início seu nome completo William Almeida da Fonseca, está no 6º ano do turno vespertino. Em seguida perguntamos se ele gosta de ler, ele respondeu que sim que gosta do livro Mangá, pegando o gancho dessa pergunta completamos perguntando qual tipo de literatura ele gosta , e ele respondeu que gosta de ficção científica e fantasia.

Continuamos a Entrevista perguntando como era o relacionamento dele com os professores, e ele respondeu que era bom, que os alunos eram bons e que atendem as expectativas dos alunos. Em seguida perguntamos qual era a disciplina que ele gostava, e eles respondeu que eram duas: geografia e ciência por serem de fácil entendimento.

Prosseguimos perguntando se ele gosta da escola e o que poderia ser mudado ele foi claro em responder dizendo que sim, que adora a escola mas se pudesse ele retirava os alunos desinteressados, deixaria somente os alunos que realmente quisessem estudar.Perguntamos se ele gostava do lanche da escola e respondeu que o lanche era regular, que dava para comer. E pra finalizar perguntamos se ja sabia qual seria a sua profissão, e ele respondeu que ainda não escolheu, ainda não pensa sobre isso.

Encerramos nossa entrevista agradecendo ao aluno por ter disponibilizado um pouco do seu tempo para responder a nossa entrevista.

Entrevista com o Professor-regente Bruno Soares

Nos dirigimos à sala dos professores e pedimos um pouco da atenção do professor para responder a nossa entrevista, ele foi gentil e aceitou o nosso pedido.

Iniciamos a entrevista perguntando-lhe quanto tempo ele trabalha como docente respondeu-nos que há 4 anos, perguntamos se ele gosta do que faz , respondeu que sim, que sempre teve vontade de educar e aprender coisas novas. Prosseguimos perguntando-lhe como tem sido sua experiência como docente e ele respondeu que tem sido uma experiência de renovação e troca de convívio a cada ano. Perguntamos também como um professor pode destacar o seu diferencial, ele nos respondeu que tem que saber trabalhar em equipe e como orientar seu discentes.

Continuamos a nossa entrevista perguntando quais as mudanças significativas vem acontecendo na educação brasileira atualmente e respondeu que infelizmente ainda não via mudança significativa. Perguntamos como vê a educação no futuro próximo, respondeu que não acreditava na educação do "futuro" que "estamos sempre vivendo no presente". Perguntamos também quais são as dificuldades e vantagens em ser professor atualmente no Brasil, respondeu que neste momento temos alunos que não possuem educação doméstica, pois o respeito não existe para o professor, somos mal assalariados e sem conforto profissional, ressaltou que não vê vantagem alguma.

Para finalizar a nossa entrevista perguntamos qual dica ele dava quem pretende seguir carreira de docente e respondeu que fica feliz quando um aluno escolhe ter uma profissão e na sua escolha prefere ser professor digo para seguir em frente.

Terminamos a nossa entrevista e agradecemos ao professor pelo tempo disponibilizado para responder a nossa entrevista, ele muito gentil nos desejou boa sorte. 

21-06-16
Retorno à aula na faculdade

No dia vinte e um de junho retornamos para a faculdade para a entrega do relatório de estágio e apresentação do seminário sobre as vivências do estágio.

Me dirigi à sala dos professores para entregar o relatório à professora Gina e assinar a lista de presença. A professora pediu para entregarmos uma avaliação onde tivemos que nos avaliar, dando um parecer sobre a nossa vivência na escola.

Eu e meu colega Jerônimo fomos a segunda dupla a nos apresentar. Fizemos um resumo desde a Semana Pedagógica na Escola Parque até as vivências do estágio na Escola Celina Pinho.

Acompanhamos as apresentações das demais duplas, tiramos fotos e fomos liberados.